Pérolas publicadas: Vietnã na Segunda Guerra Mundial

Brothers in Arms - Hells Highway - PC

Saudações aos prevenidos.

Após extenuante e minuciosa pesquisa, enfim encotrei mais uma pérola produzida pelo nosso glorioso jornalismo de games brasileiro. Acompanhem.

Atenção jogadores de videogame, parem com o que estiverem fazendo. Especialmente se vocês estiverem jogando um título sobre o maior conflito bélico do século XX, a Segunda Guerra Mundial. Mais especificamente da franquia Brothers in Arms. Sim, porque vocês estão vendo está errado. Aquela guerra que envolveu as maiores potências mundias de época não ocorreu na Europa e Ásia, e sim no Vietnã. Ao menos de acordo com jornalista Caio Teixeira:


Link

O video original de onde esse epic fail foi extraído, está aqui

Caio é autor do blog Game Over, cujo maior feito até o momento foi ter aporrinhado uns nintendistas bochechas-rosa. Sobre o video em si, fico com duas impressões. A primeira é que o sujeito não sabe do que está falando, a segunda é que simplesmente não raciocina aquilo que lê, limitando-se a repetir o que está no teleprompter. Outra coisa que gostaria de saber é o que a equipe de produção e edição do video bebe, pois quero uma dupla com gelo. Sério (ou não), como é que ninguém reparou esse erro grotesco? Nem na hora da edição alguém percebeu o video com os soldados correndo com uniformes e armas da Segunda Guerra Mundial, e mesmo assim deixou o meninão desferir sua pérola?

Pior que nem ao menos tiveram a mínima curiosidade de procurar a capa do jogo ou uma fichinha que fosse do Brothers in Arms, que por sinal jamais teve um game situado no Vietnã em toda a franquia. Para a curiosidade dos amiguinhos, segue trecho da descrição de Brothers in Arms: Hell’s Highway:

“…Brothers In Arms Hell’s Highway te envia para a Operação Market Garden, a maior opreção paraquedista na Segunda Guerra Mundial. Lidere Matt Baker, Joe Hartsock e o resto da Centésima Primeira Divisão aérea, enquanto eles lutam para abrir o “Hell’s Highway” em uma ousada tomada para o fim rápido da guerra.”

No fim das contas, acho que esse video acabou me ensinando a rever os jogos de guerra como eles são. Como pude nunca ter me dado conta que os jogos da série Brother in Arms eram sobre o Vietnã? Como pude deixar de prestar atenção nas batalhas dentro das selvas quentes e úmidas da Bélgica ou os túneis subterrâneos cavados pelos vietcongs nazistas?

Só tenho uma imagem expressar para tudo isso:

Implied Facepalm

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

3 thoughts on “Pérolas publicadas: Vietnã na Segunda Guerra Mundial

  1. Sem contar os famosos comentários genéricos como “esse shooter é muito divertido”. Faltaram “os gráficos são bacanas” e “a jogabilidade é muito bem feita”. Uma coisa eu aprendi ao longo dos anos lendo e escutando diversos “jornalistas” de games em nosso país tupiniquim:

    1- Infelizmente o vocabulário da grande maioria é extremamente limitado (como a maioria da população).

    2- Eles podem ser até bons jogadores, mas entendem absolutamente nada sobre o processo de desenvolvimento de um jogo e, acima de tudo, como funciona o mercado.

    3- Muitos são “istas”.

    Agora, um que confundisse duas guerras totalmente distintas ganhou um espaço particular na galeria dos acéfalos de plantão.

    Uma dica: atualmente as melhores análises de jogos são feitas pelo Ben “Yahtzee” Croshaw, no site The Escapist’s. Chama-se Zero Punctuation. Como o nome sugere ele – com tom de sarcasmo – mostra os defeitos e aponta as atrocidades não percebidas pela maioria…algo que a indústria está necessitando.

  2. Parafraseando o personagem do Mission Hill (do finado [adult swim]): Segunda Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial… Quando vão inventar algo legal com PIRATAS!?

  3. PARA TUDO!!!

    Avcf disse:
    “. Aquela guerra que envolveu as maiores potências mundias de época não ocorreu na Europa e Ásia, e sim no Vietnã.”

    AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    XD
    não ocorreu na Europa e Ásia, e sim no Vietnã.
    não ocorreu na Europa e Ásia, e sim no Vietnã.
    não ocorreu na Europa e Ásia, e sim no Vietnã.
    hsiuAHUSHUaoshouASH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *