Satoru Iwata (1959-2015)

Saudações aos leitores.

Morreu hoje aos 55 anos, Satoru Iwata, presidente e CEO da Nintendo. Claro que sua morte é notícia em diversos sites, não apenas pela importância do cargo que ocupa, mas também por sua trajetória que no todo foi mais virtuosa que viciosa. Se por um lado suas decisões (e de outros figurões da companhia também) recentes se mostraram equivocadas, por outro ele mostrou coragem e firmeza na fase mais difícil da Nintendo até então, quando passava pela transição do Game Cube para o Wii. Diferentemente de vários outros grandes executivos, Iwata não era do mundo dos negócios ou do marketing, e sim dos video games, começando sua carreira como programador. E dos bons.

Uma pena que recentemente perdeu muito tempo entre os cada vez mais evidentes problemas de saúde e bobagens como aquele direct em que ficou segurando um cacho de banana, ou coisas como “year of Luigi”. Alguém de seu porte não precisava criar um personagem para se eternizar, pois o que fica depois da morte são seus feitos, cujos principais são dois consoles fantásticos como o Wii e DS. Além disso, sua morte coincide como o momento em que a Nintendo parece mais perdida do que nunca, ao mesmo tempo que se prepara para uma grande mudança com o projeto NX – que por sinal Iwata trabalhou até seu limite.

Embora não fosse tão impetuoso e intenso como seu antecessor Hiroshi Yamauchi, Iwata mostrou coragem quando precisou segurar a “bucha” e bancar apostas arriscadas. Seja quem for que assumirá seu posto, no mínimo precisará mostrar a mesma atitude. Será um desafio gigantesco.

AvcF – Loading Time.

 

2 thoughts on “Satoru Iwata (1959-2015)

  1. Foi uma morte muito inesperada. Apesar de todos já estarmos cientes da doença, ele estava demonstrando sinais de recuperação nos últimos tempos. Enfim, que descanse em paz…

    Sobre a questão do “personagem” que ele criou, um youtuber chamado Velberan fez um vídeo que fala um pouco sobre o assunto, e o por quê de ele tentar vincular a imagem da Nintendo a dele. Vou deixar o link pra quem quiser ver:

    https://www.youtube.com/watch?v=zQMKRXQeLsk

  2. Eu sempre gostei MUITO mais do Yamauchi do que do Iwata. E também, gostaria de vê-lo fora da presidência. Entretanto o cara foi uma lenda como desenvolvedor e teve diversos feitos durante a vida, então, sua história é positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *