The King of Fighters XIII – Agora vai?

Saudações aos exultantes.

Não escondo de ninguém (isso incluindo os leitores do blog) que para mim, Street Fighter é o rei dos jogos de luta. Mas isso nunca me impediu de ter um grande gosto pelos games da série The King of Fighters. Se vocês perdem tempo com internet, devem ter visto de uma forma ou de outra, que The King of Fighters XIII foi anunciado no Japão. Tem até site oficial, inclusive. Mas diante disso, minha pergunta é: agora vai? Meus centavos sobre essa questão após o link.

The King of Fighters pode ser considerado como um reflexo do que a SNK foi e agora é. Ou seja, de referência nos tempos passados até a situação em que se encontra atualmente, lutando para sobreviver à irrelevância em que se encontra. Comparando com o outrora rival Street Fighter, temos uma idéia clara da penúria em que se encontra o game de SNK Playmore. O título da Capcom, embora não cause mais o fenômeno que nos tempos dos 16-bits, tem um público respeitável, além de ter se reinventado em 3d. Já com KOF, após todo rolo e posterior desmembramento da SNK, só vimos a série de luta em trios definhar. Eu mesmo, após KOF 2000 ou 2001, perdi a vontade de jogar; e não o fiz desde então. Como todos sabemos, após uns anos de geladeira, The King of Fighters XII foi lançado ano passado, no que reacendeu uma chama de esperança nos fãs da série.

Todavia, o jogo se mostrou uma enorme decepção. A menor quantidade de lutadores em toda a série, sprites que estouram e embaçam, pouco conteúdo; esses e outros fatores minaram a credibilidade do game. Quem jogou que o diga.Por outro lado, a décima terceira edição já ganhou detalhes e até alguns videos de gameplay:

E aí, amigos? Será que agora vai? Ou melhor, será que agora é realmente para valer?

Fica a torcida.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

12 thoughts on “The King of Fighters XIII – Agora vai?

  1. cara por mais q eu goste de kof,admito q foi ficando pior a cada ano
    joguei o 96(meu favorito) e o 98…basicamente so mudaram os personagem e pouca coisas

    o 12 so reciclou tudo em HD(WOW)
    tomara q o 13 seja bom!

  2. Sou fã da (antiga) SNK, mas irrelevância e mediocridade com certeza são as melhores palavras que define essa sua atual fase.

    KOF12 foi claramente “um passo maior que a perna” pra SNK, que levou mais de um ano pra produzir um jogo totalmente incompleto e mal acabado. Lastimável. Esse novo KOF13 provavelmente será a versão 12 “terminada” e nada mais, o que pode até não ser ruim…

    Deviam ter escolhido uma de suas outras franquias como Garow, Last Blade e Art of Fighting, ou até mesmo franquias de “terceiros” como Rage of the Dragons e Matrimelee, que são bem mais aguardas pelos seus fãs do que novos KOF de sempre.

    A SNK ainda está perdida no tempo, enquanto surgem joias como Rumble Fish, Guilty Gear, BlazBlue e Sengoku Basara X por aí…

  3. O Gelo ai em cima disse uma coisa certa, será o 12 terminado. O que já é uma coisa boa, mas a geração atual quer coisas novas, que joga esse tipo de game são old school, os novatos passam longe, e essa galera ta afim de algo diferente, nem que seja reimaginando os gráficos como SF4. Isso ai vai ser bem chato e nem vai vender nada, por mais divertido e equilibradas que sejam as lutas. Mas torço muito pra eu estar errado

  4. @flavio: o Super Street Fighter IV também é o “Street Fighter IV terminado” – na minha opinião. Mas concordo que os novatos aqui vão boiar. Também concordo com o Gelo, acho que a SNK tinha que FINALMENTE lançar a continuação do Garou: Mark Of The Wolves (contanto que seja boa) – já passou da hora!

    Parei de jogar a série no The King Of Fighters ’99 (tenho o The King Of Fighters ’99 Evolution do Dreamcast até hoje, inclusive). Não passei muito tempo vendo/analisando o The King Of Fighters XII (embora tenha lido as críticas que detonam o jogo sem dó), mas pelo que vi nesse vídeo do The King Of Fighters XIII até que me pareceu bem legal, sabe (e o jogo agora pelo visto é “canônico”)? Só nos resta torcer para que a SNK tenha aprendido com os erros de The King Of Fighters XII, e que os mesmos não se repitam/ampliem nesse The King Of Fighters XIII e nas versões que estiverem por surgir daqui pra frente.

  5. Citando a mim mesmo em outros forums:

    “The King Of Fighters Xiii, …”
    Nunca um título de tópico tão bem descreveu a situação de seu conteúdo…li os comentários dos ilustres colegas mas queria entender o que foi o The King Of Fighters XII na cronologia?

    – Não conta nada de novo para o enredo
    – Não tem fim decente
    – Não tem chefe
    – Tem mais, mas não vou listar senão não termino…

    E agora a SNKP quer apagar os erros deste título simplesmente o ignorando? Pôrra…custava por um subtítulo e finalizar o beta…sacanagem…mais um “dream match” rídiculo…que será revisitado quando o Playstation 10 sair…espero que desta vez tenham contratado mais gente pra trabalhar no título, ou que pelo menos tenham direcionado a maior parte do pessoal para esse projeto…não sei se essa empresa vai durar se afundar ainda mais suas franquias rentáveis…cadê Fatal Fury? Cadê Art of Fighting? Cadê World Heroes? Cadê Last Blade?

    Bom, tá melhorando, mas faltam mais chars…muito mais…30 do XIII contra 40 (fora os extras do PS2) do XI, muitos deles, inéditos até então…

    O TKoF 2002UM é tudo o que eu queria que o XIII fosse…tem enredo, trocentos personagens, boa trilha sonora…jogabilidade corrigida entre outros por menores…

    Acredito que novamente este título será feito com metade do empenho que os sucessos da franquia foram…não, sem inovação não vai não!

  6. não dessa vez vai sim a SNK e uma enpresa boa. agora os graficos do the king of fighters XIII estao muito bonitos e melhores ainda em 2D sem fala nos novos sistemas EX e NEO MAX. poderia ser em 3D tanbem mas ta bom

  7. De acordo com as últimas notícias que escutei, parece que ao menos nos Arcades (lá no Japão, claro) o The King Of Fighters XIII tá indo super bem. Resta saber como vai ser nos consoles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *